Manaus Contra Genocídio do Povo Negro!

Marcha Contra o Genocídio do Povo Negro acontece pela primeira vez em Manaus

 

Mobilização busca gerar visibilidade às lutas da população negra na região Norte

 

Com a primeira edição realizada em 2013 em algumas capitais brasileiras, entre elas Salvador – BA e São Paulo – SP, a II Marcha Contra o Genocídio do Povo Negro chega a Manaus pela primeira vez com uma programação repleta de atividades.

 

O evento, que está marcado para iniciar a partir das 17h, na sexta-feira, 22/08, tem como objetivo denunciar o alto índice de mortalidade de um perfil específico na sociedade brasileira: pobre, jovem e negro. “Na região Norte, em geral, existe uma mania de se achar que não existem negros. Com a Marcha nós queremos dar visibilidade para a população negra, para a luta negra e, principalmente, para essa questão do genocídio”, explica Lamartine Silva, um dos mobilizadores da marcha.

 

Por meio de iniciativa da Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, a II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro conta com a mobilização de fóruns, comitês, coletivos e lideranças negras de todo o Brasil e de fora do país, que atuam de forma independente e organizada e que, juntos, somam 17 estados brasileiros e 15 países na luta contra o genocídio do povo negro. Assim, as organizações negras e os movimentos sociais, de modo geral, objetivam por meio da marcha promover a unidade e a autonomia, a solidariedade e a luta contra o racismo, todos a favor da vida.


A II Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro tem como tema “A Luta Transnacional Contra o Racismo, a Diáspora Negra Contra o Genocídio”. Em Manaus, o evento terá uma programação com diversas atividades, como exibição de vídeos, microfone aberto e depoimento de líderes, além das apresentações de grupos musicais de origem afro. Entre as atrações já confirmadas estão Negro Lamar, Denny Vira Lata, Conexão Zona Norte, Cida e a Equipe Black Roots.

Acesso a fanpage da Marcha: https://www.facebook.com/GenocidiodoPovoNegro

 

Deixe um comentário