AÇÕES DO INSTITUTO GANGA ZUMBA SEMANAL

Atividades decorrentes da semana
Atividades decorrentes da semana

Na terça-feira (14), o Instituto Ganga Zumba realizou uma gravação para o o seu novo projeto “Discurso, Identidade e Memória Social: A (Re)significação da tradição oral do Povo Preto no Brasil” com o Pai de Santo Ribamar Nonato da Silva (Agaba de Xango), onde seu Templo de Candomblé e Terreiro de Santa Bárbara Merin – Ile Ase Oya Tope Mesaorun, localizado na zona centro-sul de Manaus. O Instituto procurou conversar com Pai Ribamar para falar sobre a vida das Casas de Terreiro no Amazonas, o contexto histórico e, não menos importante, como foi manter o seu terreiro até hoje, após tantos anos, desde à ditadura militar até os dias de hoje, de maneira íntegra e com essência.

Na quarta-feira (15/10) aconteceram duas atividades com a participação do Instituto:

A Videoconferência promovida pela SEPPIR/PR (Ministério de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República) na Superintendência do INCRA/AM,  no horário das 14:30 às 17:00, onde compareceu Luiz Fernando Costa como representante do Movimento Negro Manauara.

O evento foi realizado para que a SEPPIR pudesse expor e alinhar com os movimentos o que será debatido no II Diálogo com a Região Norte, que realizado em Palmas-TO, de 11 a 13 de novembro do corrente ano. Será um momento de devolutiva acerca das demandas apresentadas em 2013, abrindo espaço para uma avaliação participativa das ações e um levantamento de diretrizes para a continuidade das ações do Ministério. Nesse evento pretende-se, ainda, avançar nas estratégias de fortalecimento dos órgãos de promoção da igualdade racial e das organizações da sociedade civil da Região Norte.

No mesmo dia, à noite, realizamos a primeira web conferência nacional de 2014, que se repetirá quinzenalmente, com os Presidentes Estaduais do Instituto e membros convidados, onde foi debatido o Plano de Mídia a ser executado no último trimestre de 2014, e também no ano de 2015.

Participaram da reunião os presidentes Luiz Fernando Costa – AM (Movimento Negro do AM, ex- Presidente do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do AM e membro do FOPAAM e da FECABEAM), Bob Controversista – SP (Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionário), Anderson Pereira Portuguez – MG (Professor Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU) e Presidente da Sociedade Cultural e Religiosa Ilè Asé Babá Olorigbin), e representando o presidente do ES, Alcebíades Cabral, Pandora da Luz, (Gerente Estadual da Promoção da Igualdade Racial do Governo do ES / Membro da Diretoria Nacional da Nação Hip-Hop Brasil / Presidente da Nação Hip-Hop Brasil – Seção Espírito Santo).

Convidados e membros participantes: Raisuli Hudson Ferraz da Silva (Membro da Direção Estadual SP do Instituto Ganga Zumba), Leonor Araújo (Secretária Especial de Movimentos Sociais na Casa Civil do Governo do ES e membro do Instituto há 10 anos)  Michelle Andrews (Coletivo Difusão & Rede Fora do Eixo), Anna Batista (Fotógrafa, Jornalista do Coletivo Difusão & Rede Fora do Eixo) e Kevin Souza ( Fotógrafo, Social Média do Instituto Ganga Zumba).

Domingo (19), aconteceu o Encrespa Geral Amazonas, onde foram realizadas atividades voltadas para às mulheres negras, onde o principal foco foi a interação das mulheres com cabelos crespos. No  evento tivemos a participação do Instituto Ganga Zumba oferecendo a Oficina de Turbantes, que teve como facilitadora Cristiane Felipe (Núcleo de Cultura do Instituto Ganga Zumba – Seção AM), explanando ainda fatores históricos, estética e auto-estima da mulher negra.

Veja mais fotos em nosso Flickr: Ganga Zumba

Cobertura colaborativa: Michelle Andrews, Luiz Fernando, Kevin Souza e Cristiane Felipe.

Deixe um comentário