Na noite dessa segunda – feira, 17 de novembro, ocorreu o VI Colóquio da Consciência Negra, na Faculdade Martha Falcão. O evento aconteceu às 18:30h da tarde com oficina de turbantes e em seguida com a mesa redonda temática no auditório Nelson Falcão com o tema: “A (in) visibilidade da Mulher Negra na Sociedade Brasileira: Educação, Saúde, Trabalho e Moda”.
A mesa redonda contou com a apresentação cultural de HIP HOP com Cida Aripória e convidadas. Para Mara Rezende, coordenadora do curso de Pedagogia, ”A Faculdade Martha Falcão é pioneira nesses colóquios fortalecendo o diálogo, a troca de saberes e a formação acadêmica”. A responsável pela oficina de turbante, Telma Félix disse ainda que a oficina fornecida por ela foi boa e empolgante, “Muito boa. Senti uma empolgação muito boa”.
Socorro Lira, professora de pedagogia, lamentou que muitos educadores ainda tenham falta de conhecimento sobre a matéria, “Na verdade, muitos professores do curso não trabalham essa matéria por falta de conhecimento”. Na visão de Jéssica Santos, 22, estudante da UFAM e membro do Fórum da Juventude Negra do Amazonas, “o evento em si é muito importante para a visibilidade da mulher negra”.
Você sabia
A cultura afrobrasileira é contemplada conforme a lei 10.639/2003 que prevê: “Valorização da cultura africana e afrobrasileira”.
Fotografia: Ingrid Santos
Texto: Daniel Gomes

