A roda de conversa foi realizada no Dia Nacional da Pró-Saúde da População Negra no Brasil, destacando as dificuldades do povo negro ao acesso aos serviços do SUS no Amazonas
No dia 27.10 foi realizado pela Rede de Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – RENAFRO/AM a “Roda de Conversa: Pró-Saúde da População Negra”, no Ilê Asé Orixá Fun Fun Orun de Mãe Bethânia, em parceira com o Instituto Ganga Zumba, UNEGRO, Ilê Asé Sesu Toyan, DCE UEA, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Amazonas, FOPAAM, SEMSA, SEJUSC e respectivamente o Ilê Asé Orixá Fun Fun Orun.
Veja a cobertura completa: https://flic.kr/s/aHskG9jcQX

A roda de conversa contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre convidados, movimento negro, poder público e professores da Universidade do Estado do Amazonas, particulares e as Mulheres Crioulas do Quilombo Urbano da Praça 14 de Janeiro de Manaus.
De acordo com o coordenador do Núcleo da RENAFRO no Amazonas, Jhonatas Nascimento “a atividade teve muita importância, já que Secretaria de Saúde Municipal de Manaus – SEMSA e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC participaram da atividade. Os mesmos se comprometeram de trabalhar a qualificação, o atendimento e promover o acesso da população negra, de forma acentuada e continuada. Esta iniciativa já se inicia com 13 casas de terreiros de Manaus, que vão monitorar as ações poder público para com as comunidades afrodescentes.”
A atividade aconteceu em todo território nacional em alusão ao Dia Nacional Pró-Saúde da População Negra. Logo a roda de conversa contou com a abordagem dos assuntos como a PEC 241, racismo institucional, educação e a violência.
